Comportamento infantil aos 7 e 8 anos: tudo o que você precisa saber

Receba dicas e conteúdos exclusivos para a educação do seu filho.

Quando chega uma determinada idade, você começa a perceber mudanças comportamentais em seu filho. Eles começam a desenvolver mais personalidade, autonomia e já têm os gostos muito bem estabelecidos . Esse é o famoso comportamento infantil aos 7 e 8 anos, conhecida como "a idade da razão".

Veja também: + Saiba como conseguir bolsas de estudos de até 80% para seu filho(a)

Nessa fase, a criança começa a demonstrar maior atenção às relações de causa e efeito, tornando-se menos egocêntrica e desenvolvendo noções mais claras sobre o certo e o errado, o bem e o mal, a fantasia e a mentira. Além disso, ela começa a se interessar cada vez mais pelos assuntos dos adultos.

É nesse momento que seu filho(a) começa a se sentir quase como um "mocinho" ou uma "mocinha", como você já deve ter ouvido em algum lugar. Continue a leitura e entenda mais detalhes sobre o comportamento infantil aos 7 e 8 anos.

Como é o comportamento infantil aos 7 e 8 anos?

Apesar de serem mais independentes e possuírem um vocabulário maior, é recomendado evitar frases muito "adultas". É comum ouvir pais dizendo coisas como: "Você deve respeitar os limites do seu amigo". No entanto, a criança precisa ouvir uma linguagem adequada ao seu nível de compreensão para entender exatamente o que os pais esperam dela.

No comportamento infantil aos 7 e 8 anos, os pais podem perceber que seus filhos se tornam mais hipocondríacos. Se eles se machucam e veem sangue, podem achar que vão morrer e ficam assustados. Isso se dá pois os pequenos estão simplesmente mais sensíveis.

É normal que os pais achem que a criança está regredindo nesse aspecto, pois normalmente já dormem sozinhos há algum tempo. Trata-se apenas de uma fase mais sensível aos acontecimentos.

Porém, é importante notar que as crianças com 7 e 8 anos apresentam algumas diferenças comportamentais. Por isso, a seguir, você confere as especificidades de cada uma dessas idades.

A criança de 7 anos

Essa é uma fase em que muitos pequenos apresentam certa rebeldia em relação à higiene pessoal. É importante fazer uma triagem e priorizar o que é realmente essencial. Se eles não querem pentear o cabelo, permita ocasionalmente.

Veja também: + Como lidar com a birra infantil?

No entanto, escovar os dentes não é uma escolha e os pais devem realizar essa tarefa até os 7 anos. Nessa idade, a musculatura fina ainda não está totalmente desenvolvida, portanto deixá-los fazer sozinhos e depois "cobrar" perfeição é inadequado e injusto. Os pais não devem subestimar a capacidade deles em fazer melhor.

Devido ao aumento da motricidade nessa idade, algumas crianças podem ser confundidas com hiperativas. É importante entender que isso faz parte do desenvolvimento normal e não necessariamente indica um problema.

Por volta dos 7 anos, é comum surgirem medos. Isso acontece porque a criança tem um maior entendimento do que acontece ao seu redor. Ela pode pensar que algo ruim que acontece na rua pode também acontecer com alguém de sua família, por exemplo.

Esses medos podem se manifestar através da recusa em dormir sozinha, pedir para deixar a luz acesa ou ter medo de ficar sozinha no quarto. É importante que os pais tenham paciência e invistam tempo com a criança.

A criança de 8 anos

Aos 8 anos, as crianças estão numa fase de transição, desejando autonomia enquanto ainda anseiam pelo afeto dos pais. O início dessa idade pode ser confuso para elas, que demonstram expansividade, agitação e um pouco mais de maturidade.

Alguns traços marcantes da personalidade começam a se evidenciar, e embora mais saudáveis e enérgicas, elas tendem a ser mais relutantes em realizar tarefas domésticas, preferindo se envolver em atividades de seu interesse, como jogar videogames com amigos. Por isso, é um momento que os pais precisam ser bem firmes.

Além disso, aos 8 anos é uma oportunidade ideal para incentivar a prática de esportes e outras atividades extracurriculares, como aprender um novo idioma. Estimular seus gostos nesse período pode influenciar seus hábitos futuros. A prática de atividades físicas é recomendada, contribuindo para o bem-estar e sendo um ótimo regulador de saúde.